domingo, outubro 24, 2004

Esta semana:

Neutral - Neutral (2004)



A banda Neutral tem uma história como tantas outras bandas do circuito underground brasileiro: começa com alguns amigos, a coisa engrena, sai integrantes, entram novos e assim por diante. A única diferença com essa história já conhecida por qualquer pessoa que já se arriscou a ter uma banda é que o Neutral conseguiu vencer essas primeiras dificuldades e em Janeiro desse ano lançou o disco "Neutral", primeiro da banda, pelo selo Minura Records.

"Neutral" é uma junção de toda uma parte da cena hardcore que vemos por aí, seja no "underground" ou no "mainstream". Lá estão as guitarras distorcidas - mas com aquela melodia bem montada que por muitas vezes lembram Offspring -, assim como os vocais ora gritados ora cantados. Se fosse me arriscar em classificar a banda, diria que ela está na linha Emo-core, ou, como queiram, hardcore melódico. Acontece que não vou classificá-la. Aquilo que você ouve durante os quase 33 minutos de disco é Neutral. E ponto final.

Não gostaria que isso soasse de maneira pejorativa, mas o som da banda se parece bastante com CPM22. É claro, diferentemente da banda de Badauí e cia, o Neutral mostra um esquema de composição mais complexo, se arriscando em arranjos vocais mais elaborados e abrindo mão do uso exagerado de backing vocals; e de uma maneira geral, a estrutura das músicas não caem na mesmice que atinge muitas bandas desse gênero, inclusive o próprio CPM22. Ponto para eles.

Como escrito acima, há momentos em que a banda lembra Offspring ("Jubileu"), mas na maior parte do tempo são bandas como Dead Fish e Blink182 que mostram maior influência no som do Neutral. As faixas "Exclusão" e "Life Style Hardcore" dão um bom panorama de como é o som da banda; já "Mosh" dá uma leve demonstração de como é show da banda, enquanto "1 tonelada" mostra um lado mais trabalhado das composições do disco.

Deixando um pouco de lado as músicas em si, o CD mostra uma produção muito bem feita, seja pela qualidade da gravação ou pelo trabalho gráfico, mostrando que existe a possibilidade de fazer um trabalho respeitável, mesmo sendo independente. Que o exemplo seja seguido.

O Neutral é formado por Alan (voz), Carlos (guitarra), Kleber (Guitarra), James (baixo) e Schumacher (bateria). Mais informações sobre a banda, agenda, contado, etc, é só entrar no site deles. Para dar uma ouvida no som, clique aqui.