quarta-feira, dezembro 01, 2004

Especial - AutoRock

AutoRock 2004
Há fatos inesquecíveis na vida das pessoas. São aqueles que marcam realmente, e que dificilmente serão esquecidos, independente do que aconteça depois. Poderíamos dizer que o Festival Juntatribo, lá pelos idos anos de 1993 e 94, foi um desses fatos que marcou não só bandas como Pin-Ups, Muzzarelas ou Raimundos, mas todos os demais participantes, musicos, organizadores e público.

Em suas duas edições, o JuntaTribo foi um dos maiores festivais do interior de São Paulo. Com base no observatório da Universidade Estadual de Campinas, o festival lançou uma dezena de bandas além das citadas acima. Entretanto, a "cena" em Campinas acabou esfriando, e por dez anos nenhum festival alcançou os patamares estabelecidos pelo finado JuntaTribo. Pensando nisso, Enderson Albertino (Tatu), Cacá Toledo e Daniel Pacetta Giometti (Etê) organizaram ano passado o festival AutoRock, onde a música independente era o foco, e o clima de homenagem ao JuntaTribo pairava no ar. Os números pouco importam para tal evento, mas as 25 bandas de várias partes do país mostraram a cara nos palcos do Centro Cultural Evolução, levando cerca de 1.600 pessoas em seus quatro dias de duração.

O interessante do AutoRock é que o elemento principal não é a música. Há também exibição de vídeos, exposições e distribuição de zines. Ou seja, todos os ramos da arte independente tem seu espaço no Autorock. Ou quase todos, afinal é difícil agradar a gregos e troianos. O importante é que pela primeira vez houve espaço para que a cultura underground subisse aos olhos dos que não costumam muito olhar para baixo. E é claro, ainda não é história, mas isso é questão de tempo. Seja como for, assim foram os dias 4, 5, 6 e 7 de Setembro de 2003 em Campinas, São Paulo.

Agora, em Dezembro de 2004, do dia 12 ao dia 18, teremos o AutoRock II. Seguindo os passos de seu antecessor, a segunda edição do festival também irá abraçar a arte de uma maneira geral, com exposições, shows e discotecagens. Novas bandas ocuparão o mesmo palco, haverá exposições, video bar e tudo mais o que aconteceu em 2003. Enquanto aguardamos dia 12, o máximo que podemos fazer é esperar que o AutoRock II nos marque como o Juntatribo marcou. Como o AutoRock I marcou.

E guardar energias. Afinal, dessa vez, será uma semana de AutoRock, e não apenas 4 dias.
________________
Festival AutoRock II: De 12 a 18 de Dezembro no Centro cultural Evolução, Rua Regente Feijó, 1.087 - Campinas - S.P.